Varizes


Varizes são veias deformadas e dilatadas, de cor diferenciadas, púrpuro-azulada, que surgem principalmente nas pernas, mas pode aparecer em qualquer parte do corpo (face, tórax e nas costas). Essa deformação compromete sua função de levar o sangue de volta ao coração.

Em alguns casos, as varizes não passam de preocupação estética, mas, na maioria das vezes o problema é bem maior, chegando a dificultar inclusive a locomoção da paciente causando incômodos de dor, inchaço, alterações na sensibilidade da pele ou até complicações mais graves, como sangramentos, feridas que demoram a cicatrizar, eczemas, inflamação ou até mesmo úlceras próximas ao tornozelo.

Os maiores causadores das varizes são de origem genética, cerce de 80% dos casos, mas alguns fatores de riscos como; Obesidade, Alterações hormonais, Sedentarismo e mal hábitos no ambiente de trabalho e posturais dificultam a circulação venosa provocando o surgimento de veias varicosas.

Tratamento

O tratamento das varizes é particularizado de acordo com a idade e grau de cada paciente. O estágio inicial é clinico, através do uso de terapia compressiva (meia elástica) e cuidados com os fatores de risco que podem ser agravantes.

Nos casos mais avançados das varizes, o procedimento é cirúrgico, porém breve em tempo de internação e de rápida recuperação, onde o médico especialista realiza incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens.

Os tratamentos invasivos mais indicados são:

  • Cirurgia convencional (Flebectomia)
  • Escleroterapia
  • Endovenoso: laser e radiofrequência
  • Aplicação de espuma Eco-guiada